Na Alcoa, a sustentabilidade é definida como a aplicação de nossos valores para alcançar o sucesso financeiro, a excelência ambiental e a responsabilidade social, em parceria com todos os públicos de interesse, a fim de apresentar benefícios concretos de longo prazo aos nossos acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores e às comunidades onde atuamos.
Reconhecemos que há muitas definições para sustentabilidade. Porém, sentimos que era necessário definir o tema de maneira que fosse aplicável até os níveis operacionais da nossa Empresa.
Estamos comprometidos a revisar regularmente nosso desempenho visando a sustentabilidade e temos estabelecido objetivos e relatado publicamente os resultados alcançados nesse sentido desde 1993. Trabalhamos dessa forma para sermos totalmente transparentes com relação a nossas questões e progressos relacionados a sustentabilidade e fornecermos informações significativas a todas as partes interessadas.
Revisões Independentes dos relatórios de sustentabilidade da Alcoa em 2007 e 2008 revelaram uma lacuna na nossa abordagem nesse sentido - não vínhamos integrando completamente a sustentabilidade em nossas principais estratégias de negócios. Iniciamos, então, um trabalho no início de 2009 para responder a esse questionamento.
Nossa primeira ação foi reavaliar como pensávamos sobre sustentabilidade na Alcoa para garantir que nossa abordagem estivesse alinhada com a maneira que estávamos administrando nossos negócios. Queríamos ter certeza que todas as unidades compreendessem como a sustentabilidade seria integrada às suas operações. Também queríamos garantir que os públicos de interesse compreendessem como a sustentabilidade estava ligada às principais estratégias.
Desenvolvemos uma nova abordagem para o tema em 2009 e os relatórios de sustentabilidade da Alcoa foram reestruturados de forma a estarem alinhados a esse conceito. A nova abordagem enxergou as iniciativas através de três lentes distintas, mas interdependentes: sustentabilidade dos produtos, sustentabilidade dos recursos, e sustentabilidade das operações.
Instituímos também um Comitê de Sustentabilidade Global em 2009 que consiste de pessoas-chave focadas no tema, da Alcoa de várias regiões do mundo. Encarregamos esse comitê de analisar as lacunas existentes em nossas atuais iniciativas e prioridades em sustentabilidade e desenvolver um plano de ação para 2010 e próximos anos.
Finalmente, nosso CEO designou uma Equipe Global de Sustentabilidade em nível executivo para integrara sustentabilidade em nossas estratégias de negócios. Essa equipe é formada por executivos que agora são responsáveis pelas iniciativas estratégicas de sustentabilidade da Alcoa e relatam o progresso nessas iniciativas em reuniões trimestrais de atualização.
Como primeira ação, os membros desta equipe revisaram as metas da nossa Estratégica Global de Sustentabilidade 2020 e desenvolveram um novo conjunto de metas para orientar o progresso nos nossos negócios até 2020 e, para algumas áreas, até 2030. Alinhado à nova abordagem, as novas metas estratégicas de sustentabilidade continuarão a orientar-nos rumo a resultados mensuráveis relacionados a nossos principais desafios de sustentabilidade, como mudanças climáticas.
Como resultado dessas ações, nosso constante comprometimento com a sustentabilidade tornou-se ainda mais forte em 2009. Acreditamos que integrar o conceito de sustentabilidade às nossas principais estratégias de negócios nos torna uma Empresa ainda melhor e uma escolha para governos e comunidades. Essa denominação leva ao melhor acesso a terras, mercados, capital, recursos e pessoas.
Estamos totalmente comprometidos em manter nosso foco e direção para a sustentabilidade, mesmo em momentos difíceis. Dessa maneira, estamos emergindo dessa crise econômica global ainda mais forte.
Nosso objetivo para 2010 e próximos anos é integrar totalmente os conceitos de sustentabilidade em todos os processos para que se tornem parte de como fazemos nosso negócio. Os principais componentes para alcançar esse objetivo são compreender as expectativas de nossos públicos de interesse e permanecer transparentes no relato de nosso progresso, bem como de desafios que possamos encontrar.
Consideramos também cada colaborador um campeão em sustentabilidade. Ao apoiá-los, eles se tornam especialistas internos em vários aspectos da sustentabilidade, como relações com o meio ambienta e com a comunidade.
Muitas das nossas unidades de negócios e regiões onde atuamos estão empregando indicadores de sustentabilidade complementares em seus desafios. Cada área também promove workshops e outros métodos para engajar clientes, gestores, colaboradores, comunidades e outros públicos em iniciativas de sustentabilidade, apresentando estratégias e planos de ação concretos.
Por exemplo, os objetivos do Comitê Brasileiro de Liderança de Sustentabilidade são:
- Aumentar o controle da Empresa em sustentabilidade com o engajamento e visibilidade da alta gestão;
- Aumentar a responsabilidade final das unidades de negócios em todas as regiões;
- Criar oportunidade para que líderes compartilhem melhores práticas, ao mesmo tempo em que aumentam seu conhecimento sobre sustentabilidade;
- Acelerar o processo de integração do conceito de sustentabilidade na Empresa.
Vários integrantes da equipe brasileira pertencem ao Comitê de Sustentabilidade Global. Eles contribuem para a elaboração de uma agenda corporativa sustentável mais ampla, garantindo que nossa abordagem de sustentabilidade global seja adequada às necessidades de suas regiões.
A Alcoa integra pela nona vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.
Em 2010, no Brasil, a Alcoa foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro e eleita pela quinta vez uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário